Este site oferece, sempre de forma gratuita, tanto os ensinamentos de Thanissaro Bhikkhu como as de outros mestres da Tradição Monástica Tailandesa da Floresta, como Ajaan Lee Dhammadharo, Ajaan Fuang Jotiko e Ajaan Suwat Suwaco.


Livros

Ajaan Fuang Jotiko

foto da capa de O Brilho que a Vida Tem O Brilho que a Vida Tem de Ajaan Fuang Jotiko. (revisado 5 de dez., 2015) A coleção de ensinamentos do principal aluno de Ajaan Lee e também professor de Thanissaro Bhikkhu, abrangendo a prática com uma vasta amplitude.


Thanissaro Bhikkhu

foto da capa do Retiro sobre a Respiração A Respiração como um Refúgio: Retiro 2016. (revisado 20 de fev., 2017) O tema principal do retiro em Brasília foi o guia de dezesseis passos da meditação focada na respiração ensinada pelo Buddha, dividido em Quatro Tétrades, como uma maneira de treinar a mente em tranquilidade e insight. Outros temas relacionados às Tétrades foram discutidos no terceiro e quarto dia, tal como Jhana (Concentração Correta), Lidando com Distrações no Pensamento, Protegendo os Outros e a si mesmo e Tesouros Nobres. O propósito de focar nessas Quatro Tétrades foi para ilustrar que, se dominadas como habilidades, elas podem ajudar o meditador a gerenciar uma ampla variedade de questões com mais e mais primor. Essas habilidades não são somente relevantes à prática da meditação focada na respiração e na vida cotidiana, mas elas também podem conduzir o meditador, dedicado e devotado, à libertação total — quando essas habilidades são desenvolvidas e praticadas no contexto do Nobre Caminho Óctuplo. No sexto dia, chegando ao Rio, as palestras foram sobre os temas de tomar refúgio no Buddha, no Dhamma e na Sangha, com mais detalhes sobre como tornar as qualidades da Jóias Tríplice suas.

foto da capa de Estratégia Nobre Estratégia Nobre: Ensaios sobre o Caminho Budista. Os ensaios contidos neste livro apresentam perspectivas sobre os elementos básicos no caminho budista — as atitudes, conceitos e práticas que conduzem à liberdade total da mente. Se as perspectivas forem corretas, elas próprias formam parte do caminho. Assim sendo, para poder aprender a fazer o melhor uso possível destes ensaios, é importante entender como perspectivas funcionam para que elas possam dar origem à liberdade.

foto da capa de A Cada Respiração A Cada Respiração: Um Guia de Meditação. A técnica de meditação descrita aqui é proveniente de duas fontes. A primeira é o conjunto de instruções do Buddha que se encontra no cânone pali. O Buddha descobriu que a respiração é um tema de meditação ideal, e foi o tema que ele mesmo utilizou no caminho do seu despertar. A segunda fonte é o método da meditação focada na respiração desenvolvida por Ajaan Lee Dhammadharo que explica, em ainda mais detalhes, muitos dos pontos que o Buddha deixou de forma condensada.


Meditações

    Meditação Guiada

    Meditação Guiada de Thanissaro Bhikkhu. Traduzida e gravada por Katatto Bhikkhu. As instruções de Ajaan Geoff sobre a meditação focada na respiração poderão servir de grande ajuda ao meditador que está empenhado em praticar a Concentração Correta (jhana), que, por sua vez, servirá como base para o aparecimento de insights. Aqui, o meditador poderá encontrar algum auxílio e exemplos de como focar e usar a respiração como seu principal objeto de meditação, de forma que possa chegar a uma consciência quieta e centrada, porém abrangente — ou seja, uma consciência que envolva todo o corpo. E, é claro, além de experimentar com as instruções nesta gravação, o meditador é sempre encorajado a experimentar com as infinitas possibilidades que a energia da respiração pode oferecer, de modo que possa chegar ao ponto em que a mente se acalme.


Cânticos

    As Atitudes Sublimes (Os Brahmaviharas)

    As Atitudes Sublimes. O cântico, As Atitudes Sublimes, é feito duas vezes ao dia aqui no monastério Wat Metta. Uma vez pela manhã e a outra vez à noite antes da meditação em grupo. Este cântico pode ajudar a acalmar a mente ao lembrá-lo sobre alguns pontos importantes sobre a Perspectiva Correta (mundana e transcendental), antes de iniciar a meditação ou durante o dia. Brahmaviharas significa literalmente “a moradia (vihara) dos brahmas”. Brahmas são seres que vivem em altos níveis celestiais com mentes repletas de atitudes de boa vontade ilimitada, compaixão ilimitada, alegria empática ilimitada e equanimidade ilimitada. Os Brahmaviharas são os ensinamentos mais centrais do Buddha — os ensinamentos que nos conectam mais diretamente com nosso desejo de encontrar a felicidade verdadeira. Eles exemplificam as qualidades do coração que o motivaram a encontrar o Despertar e ensinar o caminho para as outras pessoas.